JUN 7 (Cafepoint)–Duas das maiores certificações de café do mundo, a Rainforest Alliance e a UTZ, anunciaram na manhã desta quarta-feira (07) que vão se fundir, a fim de redefinirem padrões de sustentabilidade nas cadeias de abastecimento agrícola. A união beneficiará os mais de 180 mil agricultores de cacau, café e chá reconhecidos com os selos de ambas as empresas, já que a aliança simplificará o processo de certificação, ajudando-os a atender às crescentes demandas de produtos mais sustentáveis.
A nova organização manterá o nome Rainforest Alliance para preservar o reconhecimento entre os consumidores, mas atuará combinando aspectos dos dois selos, ou seja, combinando a ação de desmatamento com a da agricultura sustentável. De maneira geral, agora a marca fornecerá a conservação de paisagens inteiras, cobrindo florestas tropicais, terras pasturais, fazendas e sumidouros de carbono em regiões prioritárias como Índia, Indonésia, Guatemala e Gana.
Em entrevista ao portal edie.net, o diretor executivo da UTZ, Han de Groot, que a partir deste momento aturá como executivo-chefe da Rainforest Alliance, disse que as equipes de certificação têm muito em comum e que a fusão proporcionará benefícios de custo e eficiência para agricultores e empresas, justamente com uma melhor gestão em relação ao trabalho infantil e aos direitos humanos.
“O novo padrão combinará o melhor de ambas as organizações e incorporará o melhor do que conhecemos atualmente, além de ajudar os agricultores a serem certificados de forma mais eficiente, já que muitas fazendas são certificadas duplas”, explicou.
A Rainforest Alliance manterá sua participação na Rede de Agricultura Sustentável (SAN), uma coalizão de organizações sem fins lucrativos que visa promover a sustentabilidade na agricultura por meio da certificação e padrões.
*Artigo completo aqui: https://www.cafepoint.com.br/noticias/internacional/rainforest-alliance-e-utz-anunciaram-que-vao-se-fundir-105672n.aspx
-0-
Leave a Reply